terça-feira, 26 de abril de 2011

09 de Abril 2011 - Dia da Partida, por Cristina Ribeiro

09 de Abril 2011

Dia da Partida

Eu e o Manel, acordámos às 08:30. Durante toda a semana anterior, o Manel ajudou-me a empacotar as coisas porque tenho sempre o síndrome das “coisas que faltam” e depois esqueço-me das essenciais.

Almoçámos pelo meio-dia e vinte e fomos buscar a Ana. Ir buscar a Ana significa dar a volta ao prédio e estacionar na rua ao lado. Ela lá veio e partimos para o aeroporto onde chegámos antes das 14:00, hora que estava prevista para nos encontrarmos.

Quando chegámos já estavam o António Rocha, o Carlos e a Cacilda. Pouco depois chegou a Rita, o Jorge e a Cremilde, o André, a Maria da Luz e por fim o António Cândido, que é Médico e que saiu do hospital para o aeroporto.


Também apareceu a Sandra, qual repórter, para pôr no blog as últimas fotos antes da partida e anotar as últimas ideias, ou aquela coisa que voltámos atrás para ir buscar e que era absolutamente fundamental. O certo é que a malta toda se esqueceu da touca de banho para o SPA do hotel!!

Pensar que vou a Marrocos finalmente, ao fim destes anos todos e de várias viagens marcadas e sempre adiadas é um pensamento reconfortante… Após um longo check-in deixámos os visitantes no controlo de segurança e seguimos viagem.


Depois do tira e põe do controlo (para a próxima o termos tem que ir para o porão pois fui obrigada a abrir a mochila) partimos para a porta de embarque, onde constatámos o atraso do voo, que estava previsto para as 16:00 mas que à hora não se via nem vislumbre de avião.

Últimas Notícias: O voo foi cancelado. E agora?

O Jorge foi ao balcão confirmar o cancelamento e trazer informações. As notícias não era boas. O voo tinha efectivamente sido cancelado e só teríamos voo às 21:40 para Casablanca e depois ligação para Marrakech. Mas, cortesia da Royal Air Marroc, para nos entreter davam-nos um lanchinho num dos cafés da zona de embarque. E lá rumámos todos para o lanchinho, não sem antes passar novamente nos vários controlos de tira e põe mochila, casacos e malas.

A Maria que tinha trazido um frasco com impermeabilizante para as botas e que tinha passado incólume da primeira vez, foi obrigada a desfazer-se do precioso líquido no controlo. Como tal, as botas da Maria foram impermeabilizadas no balcão da segurança, sob o olhar desconfiado dos guardas. Na confusão das bagagens, o André perdeu de vista o passaporte, que só foi encontrado na mala da Maria, uns bons minutos depois e perante os olhares de puro pânico do jovem, pois ela, após a fúria impermeabilizadora, guardou ciosamente, tudo quanto a sua vista contemplava, passaporte alheio inclusive.

A caminho do lanche liguei ao Manel a contar o sucedido. Passado 10mts já estava no Aeroporto para me ir buscar. Eram umas cinco da tarde, teríamos que voltar às 19:00 (…)

Depois de mais uma banhoca e uns amendoins regressámos ao aeroporto para reencontrar os companheiros. Lá estavam todos, esperando pacientemente a hora de embarque. O voo já tinha sido adiado mais um pouco e o embarque estava previsto para as 21:00. Novas despedidas beijinhos e abraços. No check-in, foi-nos dito que devido ao atraso, nos seria oferecida nova refeição, no mesmo local onde à tarde nos tinham dado umas sandochas. Fomos todos a caminho do restaurante mas antes tivemos novamente o tira e põe, tira e põe do controlo de segurança.

O António Rocha, prevenido pelas duas vezes anteriores, em que tinha apitado sempre por causa do cinto, resolveu, numa jogada de antecipação, retirá-lo e tentar evitar novas apalpadelas. Mas, não. Apesar de não apitar foi apalpado na mesma. É aleatório – explicaram os seguranças. Mas porque será que o aleatório calha sempre aos mesmos - queixava-se o António Rocha.

No restaurante népia. Não nos deram de comer. Que não havia comida, que não tinham ordens, que a companhia não avisou… (…) Depois de uma deslocação do Jorge de volta ao check-in para tentar descobrir o que se passava, verificou-se que não tínhamos direito a nada, que não sabiam de nada. E viva a Royal Air Marroc!! Mas isto não fica aqui! Quando finalmente chegamos à porta de embarque tivemos de esperar mais uma hora, pois o voo tinha sido novamente adiado.

Quando finalmente embarquei no autocarro de transporte para o avião só pensava que provavelmente já tínhamos perdido o voo de ligação para Marrakech, que estava previsto para as 23:30. O Rocha com uma fleuma britânica dizia: as noites de Casablanca são famosas.


Foi então que vi o avião, ou por outras palavras, o Tuc-tuc voador que nos ia transportar para Casablanca – Um bi-motor a hélices, com um ar podre. Fiquei sentada ao lado do André que espreitava pela janela a ver se as hélices pegavam: “A da direita, sim; a da esquerda, nada, nem sinal de vida!” O André ria-se e dizia: “Olha! Lá caiu mais um parafuso.”

Duas horas nisto. O treme-treme do Tuc-tuc voador foi constante. Chegámos finalmente a Casablanca, depois do susto da aterragem para uma nova surpresa, com a cortesia da Royal Air Marroc; não havia voo para Marrakech e das duas uma:
  • Ou nos levavam já de camioneta num trajecto de três horas e meia
  • Ou então ficávamos num hotel em Casablanca e seguíamos no voo das 08:30h.
Num compasso de espera, entreolhamo-nos para ver qual era a sensibilidade do grupo: uns queriam ficar e dormir e outros queriam seguir viagem. “As estradas de Marrocos são péssimas.” - tinha sido o comentário de um dos companheiros de voo daquela viagem, provavelmente pensando naquele acidente que tinha acontecido com um grupo de turistas portugueses, há relativamente pouco tempo.

Quase decididos a ficar, somos confrontados pelo representante da companhia com a informação que afinal o voo era às dez e meia, mas mesmo que não houvesse voo, amanhã de manhã haveria com certeza uma camioneta. Isto levou o pessoal a decidir partir de imediato. Teríamos que dormir na camioneta e amanhã de manhã já lá estávamos.


Depois de uma viagem às escuras e em silêncio chegámos finalmente a Marrakech. Chegámos derreados, estafados, exaustos às 06:00 da manhã, doze horas depois da hora inicialmente prevista. Tudo isto com a cortesia da Royal Air Marroc.

NOTA: Fotos da Sandra e Cacilda

Sem comentários:

Enviar um comentário