terça-feira, 5 de abril de 2011

O nosso Amigo do Tempo

Para o sucesso da Expedição importará diminuir ao máximo a incerteza do único factor que os alpinistas ainda não controlam totalmente:

  • o controlo do tempo e do clima

E para isso os melhores alpinistas do mundo não prescindem das previsões meteorológicas para fazerem coincidir a sua actividade na montanha com “ as janelas de oportunidade “ que o tempo lhes irá dar.

Os “nossos” João Garcia e Ângelo Felgueiras, bem como a espanhola Edurne Passaban  – a primeira mulher a conquistar os 14 Cumes de + 8.000m, Ivan Vallejo, do Equador e tantos outros valorosos alpinistas não prescindem das previsões do nosso grande meteorologista Vítor Baía.

Vítor Baía

Vítor Baía é uma referência mundial em termos de previsão do tempo em Montanha.

É também instrutor de parapente, veterano montanhista (um dos fundadores do Clube de Montanhismo da Guarda), dando formação em Meteorologia de Montanha em Universidades Portuguesas (Escola Superior de Desporto de Rio Maior entre outras) e respondeu afirmativamente ao nosso pedido de ajuda para a previsão do tempo de Cume.

Após ter questionado o Vítor sobre o que ele achava das previsões do tempo para o dia de ascensão ao Toubkal, aqui vos deixo a ponderada resposta deste Homem que desde a sua cidade - a Guarda, lê o tempo no Mundo e funciona como o Anjo (da Guarda) de quem tenta o Cume:

«Vitor Baia 4/4 às 20:10:

- Para dia 14 ainda falta muito tempo e portanto não são fiáveis. Perto do fim de semana já vejo em pormenor. Por agora as previsões para esse dia estão boas mas ainda podem mudar. »

Abraço,

Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário