quarta-feira, 6 de abril de 2011

A resposta do Jorge

A/s Máquina/s fotográfica/s

2CA85UCQ2CAY8X1Y8CAB089RLCA9OPCUPCATW9EP6CAG0UUZKCAC52D65CAPYYP48CA17LLLUCAC95I3GCAS2U50JCAAM2K1CCAWCGUXQCAGR6H8ZCAHA4K5ICAKWEBZ7CAMJ5PZECASR684MCAXO37VZCAXW5DJ0CAZPKZ0GCA61E6T8CAMWCSMOCAR5O2T7

Uma Expedição sem imagens é como se não existisse. São as máquinas fotográficas que as tornam eternas.

Partimos para a Montanha com vontade de a admirar e de nos encontrarmos com ela. Ela  está lá, como sempre, no seu lugar e nós decididos a avançar e a olhar para ela. E é à medida que nos aproximamos dos seus pés que a emoção aumenta.

Sentimos a nossa pequenez e a nossa fragilidade face à sua imensidão. Porque uma grande Montanha é assim como o Mar. É uma imensidão de branco, de azul de Sol e de Luz. Adivinhamos o encontro com ela.

Aumenta a batida do coração e a máquina fotográfica começa a funcionar como um prolongamento deste nosso olhar interior. A máquina liga-nos à Montanha e mediatiza a relação com ela. Fotografamo-la como ela se vai deixando fotografar, com humildade de alpinistas e com a paciência de fotógrafo de natureza. toubakl

O seu manto branco, o azul do céu e os salpicos cheios de cor dos Homens que, teimosamente, se aproximam do seu Cume, vão ficando registados nos cartões de memória(s). E a chegada à alameda de Cume, à última e derradeira ladeira que do Cume nos separa, merece a passagem ao modo vídeo. A máquina fica ligada e gravará os sons e as imagens deste encontro entre nós e o Cume. A nossa voz dará conta das nossas emoções e o Cume oferecer-nos-á uma visão de 360º do Mundo e de nós e do nosso Grupo. 

Estaremos no centro desse mesmo Mundo. Felizes. Vivendo um tempo único… Um tempo de fotos de conjunto, de fotos de grupo, de fotos com o Cume no meio de nós e com a magia de uma Montanha que assim passa para dentro de nós.

Depois será tempo de descer e de voltar aos seus pés. Será tempo de descansar e de sentir uma imensa vontade de voltar a olhar para ela. A noite será passada com ela habitando os nossos sonhos. Já não serão sonhos de uma Montanha que queremos conquistar, serão sonhos de uma Montanha conquistada e que habitará para sempre dentro de nós.

E, no regresso a casa, o cartão de memória(s) será a recordação que nenhum de nós quererá perder e que sabemos que no mundo não haverá outro igual. É nosso. E guardará para sempre momentos Únicos da nossa Vida. E será partilhado em festa com o Grupo, com a Família e com os Amigos.

Abraço,

Jorge

1 comentário:

  1. Amazing!!Como sou pequenina ...ao pé de vocês todos!! Grande grupo de amigos caminheiros e companheiros de montanha!Que inveja (no bom sentido!!) Parabéns!!O filme já vi :-) Fico à espera do cartão de memórias ...que devem ser muitas!! Vontade de participar, um dia .... quem sabe!!Beijos mil ;-) Anabela

    ResponderEliminar