quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tockasubir a Montanha!!!

Bom dia, Alegria!! Hoje é o grande dia!!

O dia de subir a Montanha!!

Os nossos caminheiros depois de uma noite a sonhar com o cume, terão já avançado rumo a ele.

Sim, que nestas coisas, o melhor é começar cedinho para se poder apreciar melhor as vistas. E tal como o nosso Amigo do Tempo – Vítor Baía, previu, o dia hoje apresenta algumas nuvens e, apesar das temperaturas rondarem os -5ºC, estou certa que a boa energia deles derrete qualquer frio!!

Partindo do Refúgio, o trilho para chegar ao cume e voltar irá demorar cerca de 6h por caminhos já batidos, mas bastante íngremes. Irão tentar subir pelo lado Sul e descer pelo lado Norte para ser mais interessante.

toubkal-map1-final

Contudo, o lado Sul apresenta por vezes zonas com algum gelo e no caso de os guias acharem esse percurso inadequado por ser perigoso, irão subir e descer pelo lado Norte.

 Toubkal%20North%20Col%20Route_sm

Na prática, o que interessa é estar presente. É o sentir a Montanha, que nos faz sentir pequeninos junto a ela... É o (des)prazer de subir, um passo de cada vez, combatendo o cansaço, regulando a respiração, hidratando, sempre mirando o cume com um sorriso e dizendo-lhe “Estou um passo mais perto de Ti!”

Depois, no Cume, é o Auge!! É a Alegria Pura!!! O cansaço é completamente obliterado por uma sensação única, que nos mostra como é bom estar Vivos!! É este o momento que irá perdurar sempre!!!

E claro, o Cume só se atinge quando todos regressam bem à base… Por isso, se para cima foi a subir, agora tockadescer… Devagar também, com as pernas meias bambas… Não tanto do cansaço, mas da emoção que se sentiu no Topo… Agora é o voltar ao normal… E ao aproximar do refúgio, começa-se logo a sentir saudades do topo… Ou da sensação de topo, que se consegue ir buscar sempre, agora que já foi conquistada!!

E uma vez no refúgio, teremos mais notícias dos nossos caminheiros!!

Tockandar!

S.Valentim

Sem comentários:

Enviar um comentário